Área do Cliente

Novas usinas de geração de energia solar fotovoltaica obtiveram autorização para construção no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a implantação e operação de 14 novas usinas fotovoltaicas na região Nordeste, com capacidade instalada somada de 515,78 megawatts (MW). Conforme informações divulgadas pelo site PV Magazine, a agência reguladora também concedeu desconto de 50% às usinas solares nas tarifas de uso do sistema de transmissão (TUST) e de uso do sistema de distribuição (TUSD).

As maiores usinas de geração de energia solar fotovoltaica recentemente aprovadas pela Aneel são as de Dourado 1 a Dourado 10, com potência instalada de 40 MW cada, somando 400 MW. Essa planta fotovoltaica vai ser construída no município de Floresta, no Pernambuco, com previsão para início das obras em 2022. Ainda no estado de Pernambuco, também foram autorizadas as usinas solares Belmonte I e II, de 25 MW cada, no município de São José do Belmonte, com prazo de 36 meses para início da operação comercial.

Também foram outorgadas outros 65,78 MW, referentes às usinas Lagoa 1 e Lagoa 2, de 32,89 MW cada. Essas usinas de geração centralizada de energia solar serão localizadas em São José da Lagoa Tapada, na Paraíba.

Fábrica de baterias

A BYD, fabricante de veículos elétricos e equipamentos fotovoltaico com unidade em Campinas, no interior de São Paulo, iniciou a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para armazenamento de energia. Inicialmente, as baterias vão ser exclusivas dos veículos elétricos da BYD, mas no futuro poderão atender a outras fabricantes. As baterias serão fabricadas no Polo Industrial de Manaus (AM), com produção inicial de 272 unidades até novembro para equipar os ônibus 100% elétricos já encomendados por clientes da marca.

Com investimento de R$ 15 milhões, a fábrica possui uma área de 5 mil metros quadrados, permitindo sua expansão futura, segundo informações da fabricante de equipamentos fotovoltaicos e veículos elétricos. A capacidade de produção é de até mil baterias ao ano. De acordo com o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a empresa pensa em novas parcerias para potencializar a eletrificação de equipamentos de terceiros. “A nossa proposta é popularizar e facilitar a eletrificação da mobilidade e de equipamentos no País”, avaliou.

O diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, avalia a iniciativa como um avanço para o setor, apesar de o mercado de veículos híbridos e elétricos ainda ser pequeno, comparado aos modelos tradicionais a combustão. "O início dessa produção coloca o Brasil no radar internacional da corrida das tecnologias para o futuro", aponta Maluf. Ele ainda destaca que as reservas de lítio de Argentina, Bolívia, Brasil e Chile estão entre as maiores do mundo.

As baterias de fosfato de ferro-lítio são consideradas mais seguras do que outros tipos de químicas de lítio.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Novas usinas fotovoltaicas e a produção local de baterias para veículos elétricos são boas notícias para o setor renovável no Brasil. A produção de eletricidade solar, juntamente ao investimento na mobilidade elétrica, vai trazer benefícios ambientais ao País e aos consumidores brasileiros.

A geração de energia solar pode ser feita no telhado de casas, empresas e propriedades rurais. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar, invista em um sistema fotovoltaico e comece a economizar nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e diminua a emissão de gases poluentes.

Tenha painéis solares captando a irradiação solar durante todo o dia e transformando-a em energia elétrica limpa e renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Fale conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/aneel-autorizou-14-novas-usinas-solares-no-nordeste/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53143792/aneel-outorga-50-mw-solares-em-pernambuco’

‘http://www.byd.ind.br/noticias/byd-inicia-as-operacoes-da-primeira-fabrica-de-baterias-de-fosfato-ferro-litio-no-brasil/’

‘https://www.terra.com.br/economia/byd-inicia-producao-de-baterias-para-veiculos-eletricos,d044cd366e7a0c80e82666d77ca65726jcgceoaq.html’

Fonte da imagem: ‘<a href='https://br.freepik.com/fotos/pessoas'>Pessoas foto criado por senivpetro - br.freepik.com</a>’

Compartilhe: