Área do Cliente

O continente americano já é responsável por 18% do total de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no mundo. Isso é o que revela um estudo preliminar sobre o Mercado Global Fotovoltaico 2020 da Agência Internacional de Energia (IEA), divulgado pelo site PV Magazine. Os Estados Unidos lideraram a ampliação da matriz fotovoltaica no continente, com 19,6 gigawatts (GW) instalados, já na América Latina, o Brasil se tornou o principal investidor em energia solar, com 3,1 GW em 2020, seguido por México, com cerca de 1,5 GW, Chile, 790 megawatts (MW) e Argentina, com 320 MW.

Na América do Norte, o Canadá voltou a limitar o crescimento da fonte solar com apenas 200 MW instalados. De acordo com esse relatório preliminar da IEA, mesmo em meio à pandemia, a fonte solar consegue crescer em grande parte do mundo, e pelo menos 139,4 GW foram instalados ou comissionados no ano passado. Estima-se que a capacidade solar acumulada em 2020 era de 760,4 GW em todo o mundo. A China segue sendo o país que mais investe na tecnologia solar, e ampliou em 48,2 GW sua matriz elétrica com energia solar. A Europa adicionou 19,2 GW fotovoltaicos, enquanto o pequeno Vietnã se destacou por ampliar sua capacidade instalada de energia solar fotovoltaica em 11,1 GW.

Potencial fotovoltaico

A IEA destaca o ranking de potencial de geração de energia solar fotovoltaica de acordo com a incidência de irradiação solar em cada país e aponta Honduras como principal localização por cobrir 12,9% de suas de necessidades de energia. A instituição menciona que Brasil e México são países nos quais o autoconsumo virtual entre pontos remotos está sendo testado, todavia, o México, ao lado de França e Turquia, saiu da lista dos 10 maiores investidores em eletricidade solar.

O relatório final, com os números consolidados, deverá ser publicado pela Agência Internacional de Energia no último trimestre deste ano.

Geração distribuída no Brasil

O Brasil acaba de ultrapassar 600 mil unidades consumidoras com sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os 604.112 sistemas de mini ou microgeração distribuída de fonte solar espalhados por todo o País geram 5,5 MW de potência operacional instalada e já estão presentes em 5.297 municípios brasileiros.

Há algum tempo, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que 75% das unidades de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica foram instaladas por consumidores residenciais, enquanto os setores de comércio e serviços correspondem por 15%; produtores rurais por 7%; indústria por 2,3%; e poder público e serviços públicos correspondem por 0,07%.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A energia solar fotovoltaica segue em amplo crescimento em todo o mundo, com destaque às boas notícias da expansão da geração distribuída no Brasil. Mas ainda há muito espaço para crescer, e a energia solar precisa chegar a mais lares brasileiros para garantirmos um futuro mais sustentável e sem emissões de carbono.

Se você vai investir em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento. Nós somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas para as suas necessidades.

Economize até 98% nas suas tarifas elétricas, fique livre dos aumentos nas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para a diminuição da poluição, invista já em energia solar.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/as-americas-contribuem-com-18-do-crescimento-da-fotovoltaica-no-mundo/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/young-engineer-checking-maintenance-of-solar-panels-4254168/’

Compartilhe: