Área do Cliente

A região das Américas deverá ultrapassar a Ásia até 2025 e liderar o mercado global de armazenamento de energia elétrica, com capacidade total de 371 gigawatts-hora (GWh) já em 2030. Isso é o que aponta o mais recente estudo da consultoria internacional Wood Mackenzie, divulgado pelo site PV Magazine, que traz detalhes sobre a pesquisa e aponta, por exemplo, que grande parte desse crescimento do setor de armazenamento no continente americano virá dos Estados Unidos, enquanto, no final da década, a China deverá ocupar o segundo lugar entre os países, com 150 GWh e o Japão o terceiro, com 25 GWh.

Apesar da Ásia liderar o mercado de armazenamento de energia elétrica no ano passado, implantando 13 GWh em capacidade, esse crescimento foi baseado, principalmente, em projetos piloto e subsídios de governos. Já os Estados Unidos triplicaram as instalações de armazenamento elétrico no ano passado, correspondendo por 38% da nova capacidade. Segundo o estudo da Wood Mackenzie, o crescimento contínuo na capacidade de armazenamento em diversos países durante a pandemia e a esperada recuperação econômica em 2021 deverão acelerar a adoção de sistemas de armazenamento de energia elétrica globalmente.

De acordo com o chefe de armazenamento de energia da Wood Mackenzie, Dan Finn-Foley, “2020 foi um ano recorde para armazenamento de energia. O mercado ultrapassou 15 GW / 27 GWh em 2020, aumentando 51% em termos de GWh, e deve crescer 27 vezes até 2030 adicionando 70 GWh de capacidade de armazenamento por ano para ultrapassar 729 GWh em 2030”.

Petrolífera planeja investir em usinas solares no Brasil

A Shell Brasil planeja investir em geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. Isso é o que revela uma publicação do site PV Magazine, lembrando que a petrolífera já havia anunciado no ano passado a meta de investir 35% de seu orçamento global anual em novas fontes de energia, com objetivo de reduzir a própria pegada de carbono em 65% até 2050. De acordo com o presidente da petrolífera no Brasil, André Araújo, a empresa deve fechar acordos de colaboração para a instalação de usinas de geração de energia solar fotovoltaica e já solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para diversos empreendimentos.

“Continuamos as discussões sobre o marco regulatório e sobre as possíveis autorizações e leilões, dos quais não descartamos a participação”, disse Araújo à publicação.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O crescimento das fontes renováveis, principalmente da energia solar fotovoltaica, deve impulsionar também os sistemas de armazenamento de eletricidade a partir de baterias. Ao armazenar a produção, é possível utilizar-se da fonte em períodos sem produção elétrica e de alta demanda, enquanto, na baixa demanda, o sistema fotovoltaico continua a produzir energia elétrica a partir da luz do sol.

Atualmente, o consumidor comum pode ter o seu próprio sistema gerador de eletricidade no telhado ou terreno da sua residência, empresa ou propriedade rural a partir de painéis solares. O sistema fotovoltaico capta a irradiação solar durante todo o dia para autoconsumo familiar ou profissional, enquanto o excedente elétrico não consumido imediatamente é injetado na rede elétrica e se transforma em créditos para abatimento nas contas de luz posteriores da propriedade, podendo, inclusive, serem utilizados para abater as tarifas de outras propriedades, desde que estejam sob o nome do mesmo titular e na distribuidora de energia.

Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e invista já em um sistema fotovoltaico para a sua residência. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-america-vai-liderar-o-mercado-mundial-de-armazenamento-de-energia-em-2025/’

‘https://canalenergia.com.br/noticias/53170203/regiao-das-americas-vai-liderar-o-mercado-global-de-armazenamento-em-2025’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/shell-brasil-planeja-desenvolver-usinas-solares-no-brasil/’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/shell-mira-leiloes-de-energia-eletrica-e-investimentos-em-projetos-de-gas-usina-solar-e-eolica-offshore-no-brasil/’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/top-view-photo-of-solar-panels-2800832/’

Compartilhe: