Área do Cliente

As fontes renováveis de energia continuam dominando as adições nas matrizes elétricas ao redor do mundo. A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica na América Latina atingiu os 13 gigawatts (GW) no final do ano passado, segundo informações divulgadas pelo site PV Magazine. A notícia revela que Brasil e Chile são os principais países no impulsionamento da matriz fotovoltaica da América do Sul, enquanto o México lidera a expansão fotovoltaica na América Latina.

No continente sul-americano, os maiores mercados fotovoltaicos são Chile e Brasil, com 2,6 GW e 2,4 GW de energia solar fotovoltaica acumulada, respectivamente. Até o final de dezembro de 2019, a América do Sul registrava 6,46 GW de capacidade fotovoltaica instalada, frente aos 5,24 GW registrados em 2018. A notícia destaca que a Argentina duplicou a capacidade de energia solar fotovoltaica em sua matriz energética, passando de 191 megawatts (MW) em 2018 para 441 MW no final do ano passado.

Já na América Latina, a liderança fica com o México, que detém 4,42 GW de capacidade fotovoltaica, enquanto a América Central e o Caribe registraram 2,14 GW. Os maiores mercados da América Central são Honduras, com 511 MW; República Dominicana, com 293 MW; Panamá, 242 MW; e El Salvador, com capacidade de 237 MW fotovoltaicos.

A capacidade de energia renovável em todo o mundo alcançou a marca de 2.537 GW em 2019, um acréscimo de 176 GW de capacidade renovável em relação ao ano anterior. O continente asiático tem sido o principal responsável pelo crescimento da fonte fotovoltaica no mundo, com capacidade instalada de 330 GW de energia solar. A China lidera o mercado asiático e já possui 205,7 GW de instalações fotovoltaicas acumuladas.

O relatório no qual a matéria do site PV Magazine se baseia foi publicado em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Como uma ameaça existencial, as consequências multifacetadas do coronavírus estão agora posicionadas ao lado das mudanças climáticas como um desafio decisivo do nosso tempo. Ao responder à crise de hoje, os governos podem ficar tentados a se concentrar em soluções de curto prazo. No entanto, as distinções entre desafios de curto, médio e longo prazo podem ser enganosas. As medidas de estímulo econômico também devem incluir metas de sustentabilidade e clima”, alerta o estudo.

Capacidade instalada mundial

O mundo acrescentou 176 GW de nova capacidade renovável somente no ano passado, sendo 97,1 GW desses de matriz fotovoltaica, segundo as últimas estatísticas da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês). A agência destacou o sucesso da energia solar fotovoltaica em todo o mundo e relevou que já há 583,5 GW de capacidade fotovoltaica em operação em todo o globo.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar ocupa cada vez mais espaço na matriz elétrica mundial, o que revela a viabilidade e competitividade da fonte frente às demais. Se você também quer aproveitar as vantagens da energia solar, invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Ao ter painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, o sistema fotovoltaico vai captar a irradiação solar durante todo o dia e transformá-la em eletricidade solar para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um mundo mais verde. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento de sistema fotovoltaico. Ou acesse nosso site www.sunvoltshop.com.br e compre diretamente da sua casa todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/america-latina-atinge-13-gw-de-capacidade-fotovoltaica-instalada/’

‘https://www.statista.com/topics/5318/renewable-energy-in-latin-america/’

‘https://www.pv-magazine.es/2020/04/07/ya-hay-5835-gw-de-energia-fotovoltaica-operativa-en-todo-el-mundo/?utm_source=Bibblio&utm_campaign=Network’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-solar-renov%C3%A1veis-4985342/’

Compartilhe: