Área do Cliente

A América do Sul tem potencial de gerar 36 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica em reservatórios, por meio de flutuadores. É o que revela o mais recente relatório do Banco Mundial, chamado “Where Sun Meets Water” (Onde o Sol Encontra Água, em tradução do inglês), no qual aponta a geração de energia solar fotovoltaica flutuante – em reservatórios – como forma de diminuir custos de produção da fonte renovável, ao mesmo tempo em que não é necessário utilizar uma grande área de terra.  

Em setembro deste ano, a capacidade total instalada de usinas fotovoltaicas flutuantes em todo o mundo era de 1,1 GW, de acordo com o estudo. Essa marca é a mesma alcançada pela geração de energia solar fotovoltaica tradicional – em que painéis solares são instalados em solo – no ano de 2000, quando a tecnologia fotovoltaica começava a tomar forma. “Se a evolução da energia fotovoltaica convencional é um sinal, a energia solar flutuante poderia avançar pelo menos tão rapidamente, aproveitando todas as reduções nos custos alcançados pela implantação da energia fotovoltaica”, aponta o relatório. 

Os analistas do Banco Mundial descrevem três possíveis cenários para o potencial de crescimento da energia solar fotovoltaica flutuante. Em uma primeira hipótese, mais conservadora, aponta que a geração de energia solar fotovoltaica flutuante vai ocupar apenas 1% das superfícies de água doce em todo o mundo, com capacidade instalada de 400 GW, dos quais 101 GW estariam no continente africano, enquanto a América do Norte e Europa teriam 126 GW e 20 GW, respectivamente. O Oriente Médio e a Ásia teriam capacidade de 116 GW somadas, enquanto a América do Sul e Austrália teriam potencial de gerar, respectivamente, 36 GW e 5 GW. 

Em uma segunda hipótese, dessa vez mais favorável, a ocupação das áreas disponíveis em reservatórios seria de 5% e prevê um potencial de geração de energia solar fotovoltaica de aproximadamente 2 terawatts (TW) ao todo.  Já no cenário mais otimista, baseado na tecnologia atualmente disponível, prevê um potencial de mais de 4 TW, que poderia ser alcançado caso 10% dos reservatórios de água doce no mundo fossem usados para gerar eletricidade solar através de painéis fotovoltaicos instalados em flutuadores. 

A capacidade máxima das três hipóteses foi calculada utilizando os níveis de eficiência dos módulos fotovoltaicos atuais e a área necessária para a instalação, operação e manutenção. O relatório afirma que, conforme a tecnologia se desenvolve, os custos podem diminuir e potencial de geração fotovoltaica em cada cenário ser ainda maior. Os custos da geração de energia solar fotovoltaica em reservatórios ainda são ligeiramente maiores do que a geração em usinas solares convencionais, devido aos flutuadores e componentes elétricos mais resistentes. 

“Os gastos totais de capital para instalações fotovoltaicas em reservatórios em 2018 geralmente variam entre US $ 0,80 e US $ 1,20 por watt-pico (Wp), dependendo da localização do projeto, da profundidade da água, das variações nessa profundidade e do tamanho do sistema “, revela o estudo. Os analistas do Banco Mundial destacam que os projetos fotovoltaicos flutuantes podem ser úteis especialmente em represas hidrelétricas, aproveitando a estrutura de transmissão já existente. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

Já pensou em ter o seu próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica na sua casa, empresa ou propriedade rural e valorizar o seu imóvel? Aproveite as vantagens da energia solar, invista em um sistema de microgeração distribuída através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade e comece a gerar energia elétrica solar. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Economize nas suas contas de luz e tenha o retorno do investimento nas placas solares em poucos anos. 

Continue acessando o nosso site e fique por dentro das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. 

Fontes: ‘https://www.worldbank.org/en/news/press-release/2018/10/30/floating-solar-opens-new-horizons-for-renewable-energy’ 

‘http://www.worldbank.org/en/topic/energy/publication/where-sun-meets-water ‘ 

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/america-do-sul-tem-potencial-para-36-gw-de-fv-flutuante/ 

Fonte da imagem: ‘https://www.ambienteenergia.com.br/wp-content/uploads/2016/03/usina-solar-flutuante.jpg’

Compartilhe: