Área do Cliente

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apresentou em audiência na Câmara dos Deputados três temas para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na matriz energética brasileira. A reunião foi realizada no final de junho e contou com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Augusto Carvalho.

A Absolar entregou o Estudo Técnico e Econômico para a Instalação de Energia Solar Fotovoltaica nos Prédios Públicos da Câmara dos Deputados em Brasília, como parte do primeiro tema abordado. O estudo foi viabilizado pela própria associação e seus membros. O material foi bem recebido pelo presidente do legislativo e a expectativa da Absolar é que esse documento possa contribuir para a implementação de um sistema de microgeração distribuída através de painéis fotovoltaicos no prédio da Câmara.

O segundo tema discutido foi referente a uma solicitação de encaminhamento da Mensagem Presidencial n° 094/2018, que recomenda a adesão brasileira à Aliança Solar Internacional (International Solar Alliance) – coalizão de países com finalidade de desenvolver medidas de incentivo e ampliação da energia solar fotovoltaica no mundo –, que ainda aguarda deliberação do Congresso Nacional. A Absolar reforçou a importância da filiação brasileira a esse fórum internacional governamental, o que poderia trazer maior protagonismo ao País no setor fotovoltaico e novas oportunidades para o avanço da energia solar fotovoltaica em território nacional.  

Por último, a solicitação de encaminhamento ao Projeto de Lei (PL) PRONASOLAR, de autoria do Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que, de acordo com a Absolar, traz contribuições relevantes para o desenvolvimento da geração de energia solar fotovoltaica. De acordo com esse projeto, de nº 10.370/2018, as metas nacionais para a geração solar seriam: instalação de 1 milhão de sistemas de mini e microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica até 2025, com ao menos 22.500 megawatts (MW) de potência instalada.

O Projeto de Lei PRONASOLAR é ainda mais ambicioso e estipula como meta até o final de 2030 a instalação total de 5 milhões de sistemas de mini e microgeração distribuída.

Energia solar no campo

A área rural brasileira atingiu 15,8 MW de utilização de energia solar fotovoltaica. Essa marca significa que a geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos no campo cresceu nove vezes em 2017 e neste ano já dobrou a potência instalada. A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que destacou o uso das usinas solares flutuantes – aquelas instaladas em reservatórios de hidrelétricas, por exemplo – como parte desse crescimento da geração de eletricidade solar no campo.

As usinas flutuantes têm ganhado espaço devido às vantagens de melhor aproveitamento da área utilizada para instalação dos painéis. Os painéis solares também reduzem a evaporação dos reservatórios, chegando a ter aproximadamente 20% a mais de água ao ano, de acordo com a reportagem.

De acordo com o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, os agricultores descobriram a energia solar fotovoltaica e agora passaram a se tornar também geradores da energia renovável, tanto para fornecer eletricidade à rede quanto para consumo próprio e redução de gastos com as contas de luz. Sauaia destacou o uso da energia solar para irrigação no campo, uma vez que as áreas produtivas ficam distantes da rede elétrica, abrindo possibilidade para uso dos painéis solares para gerar energia elétrica a partir do sol e abastecer os sistemas automatizados de irrigação.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica e como gerar energia solar na sua casa, empresa ou propriedade rural? Entre em contato conosco e invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica residencial, instale painéis solares sobre o telhado da sua casa e comece a gerar a sua própria energia elétrica limpa e sustentável. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de sistemas de mini e microgeração solar distribuída, instalação de painéis, fornecimento de equipamentos fotovoltaicos e assistência técnica.

Continue acompanhando o nosso blog para saber das principais novidades do setor fotovoltaico e fique por dentro das principais vantagens da energia solar.

Fontes: ‘http://absolar.org.br/a-absolar-esteve-em-audiencia-com-o-presidente-da-camara-dos-deputados-rodrigo-maia-o-presidente-da-.html’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/absolar-apresenta-temas-para-desenvolvimento-da-energia-solar-fotovoltaica-no-brasil/’

‘http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2178090’

‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-06/uso-de-energia-solar-no-campo-cresce-com-uso-de-usinas-flutuantes’

‘http://absolar.org.br/noticia/noticias-externas/uso-de-energia-solar-no-campo-cresce-com-usinas-flutuantes.html’

Fonte da imagem: ‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/placas_energia_solar_1.jpg’

Compartilhe: