Área do Cliente

 

Ao decidir instalar um Sistema Fotovoltaico, você deve ter muita cautela e atenção na escolha do fornecedor da solução.

Você pode optar por realizar o projeto com uma empresa que realiza somente projetos, comprar os equipamentos com empresas de vendas e contratar uma terceira empresa para efetuar a instalçao. Porém, a solução mais recomendável é optar por empresas chamadas Integradoras,  que projetam, vendem os equipamentos e fazem a instalação. Dessa forma você tem a garantia de todos os serviços de ponta a ponta.

Outro ponto muito importante é verificar se o responsável técnico é mesmo habilitado e credenciado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura ). A empresa ou engenheiro autônomo deve emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e este custo já deve estar incluído no seu orçamento.

Também vale a pena conferir se a empresa segue as normas de segurança, evitando de colocar seus funcionários em risco de acidente de trabalho dentro da sua residência ou empresa, o que pode trazer algumas complicações.

A empresa integradora também deve auxiliá-lo em todo o processo junto à empresa distribuidora, obtendo todos os documentos a serem apresentados e acompanhando todo o processo desde a solicitação até a efetiva conexão do sistema à rede elétrica.

Muitas vezes esquecida´s, mas tão importantes quanto a instalação inicial do sistema, são as manutenções periódicas do seu sistema. A cada 12 meses é recomendável uma visita técnica para verficação das conexões elétricas, das fixações dos painéis solares, da medição da potência gerada e limpeza dos painéis. Verifique se o fornecedor escolhido também realiza essas atividades e não deixe de contratar esse serviço, pois a falta de manutenção poderá prejudicar muito a performance do seu sistema.

Compartilhe: