Área do Cliente

Minas Gerais é um dos Estados que mais se destaca no mercado de energia solar do Brasil. São diversas as empresas especializadas em energia solar interessadas no mercado que a região pode oferecer. Um dos principais motivos é pelo Estado ser o primeiro no Brasil a criar incentivos fiscais para a cadeia produtiva da energia solar. Minas Gerais tornou-se dessa forma a unidade federativa com o maior número de usinas de micro e minigeração, 51 usinas dentre as 317 no território brasileiro, correspondente a 16% do total.

Outro motivo é por receber em algumas regiões do Estado mais irradiação solar que a região nordeste brasileira. O Estado de Minas Gerais é o primeiro do país na geração de energia solar fotovoltaica, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), gerando mais que o dobro de energia fotovoltaica que o segundo colocado.

 Mineirão

          Com 50 anos de história, o estádio de futebol Mineirão, na capital mineira, Belo Horizonte, é hoje mais um reflexo da força do Estado na geração de energia pelo Sol. Um dos estádios mais históricos do futebol brasileiro, tendo sido palco da Copa do Mundo de futebol de 2014, inclusive a semifinal entre Brasil e Alemanha, conhecido como o jogo do 7x1, o Mineirão será também sede de dez partidas de futebol nas Olimpíadas de 2016. Além de ser o primeiro e único estádio do Brasil até então a carregar o selo de certificação LEED Platinium, categoria máxima do principal selo de construção sustentável do Brasil, será pela segunda vez, depois da Copa de 2014, a primeira arena esportiva dotada de usina solar fotovoltaica a ser confirmada a um evento esportivo mundial, as Olimpíadas de 2016.

          A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão, inaugurada em maio de 2013,  faz parte do Projeto “Minas Solar 2014”, da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), que usou outras arenas e edificações relacionadas à Copa do Mundo para a produção de energia. O estádio, construído na segunda metade do século passado, dispunha originalmente de uma cobertura em concreto dividida em seguimentos. Na reforma visando a Copa do Mundo, os arquitetos e engenheiros utilizaram essa característica original do estádio para implantar painéis solares em cada um dos seguimentos da cobertura original, transformando o Mineirão em um estádio pioneiro em relação ao uso de energia solar no Brasil.

          Com 1,42 MWp, cerca de 6.000 módulos fotovoltaicos, o suficiente para atender 1.200 residências, a USF do Mineirão foi financiada em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). Além disso o empreendimento foi inspirado nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suiça, e nos estádios solares construídos para a Eurocopa 2008.

 

Outras iniciativas

          Além do maior estádio do Estado, Minas Gerais ainda será sede, em 2018, da maior planta de energia solar da América Latina, em Pirapora, no norte do Estado. A maior investidora em energia solar no Brasil, a empresa espanhola Solatio Energia, investiu R$ 600 milhões na ampliação da capacidade do projeto da usina fotovoltaica, o que fará com que a usina alcance 240 megawatts (MW) de capacidade de produção, após ter participado do último leilão de energia de reserva de 2015, realizado em novembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

          Minas Gerais é também o Estado onde funciona a filial de uma empresa pioneira na produção em grande escala de uma nova geração de células fotovoltaicas orgânicas, impressa pelo Centro Brasileiro de Inovação e Tecnologia, a CSEM Brasil. Entre os principais diferenciais do produto estão a leveza e flexibilidade, podendo ser aplicado em fachadas de prédios, estruturas flutuantes e veículos. De acordo com o CEO da CSEM Brasil, Tiago Alves, o foco é atuar onde os módulos de silício não chegam.

          A concessionária de energia elétrica de Minas Gerais, CEMIG, planeja investir R$ 4 bilhões na instalação de uma usina de energia fotovoltaica no Estado. Segundo o presidente da CEMIG, Mauro Borges Lemos, a Companhia está buscando parceiros para viabilizar o projeto. “O Brasil não pode perder a corrida da geração de energia fotovoltaica”, diz o presidente.

          Apesar de todas as iniciativas e vantagens, o governo do Estado de Minas Gerais ainda não aderiu ao convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que mantém benefícios fiscais à cadeia produtiva da energia solar. Isso faz com que o Estado só garanta a isenção dos impostos apenas por um período, enquanto os outros Estados apresentam isenção pelo tempo de vída útil das usinas que é de 25 anos. Segundo o deputado estadual Gil Pereira (PP), presidente da comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a comissão está lutando com o governador Fernando Pimentel (PT) para que seja assinado o convênio.

Fontes:

http://www.minasarena.com.br/mineirao/sustentabilidade/

http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Documents/Folder%20Mineirão%20Solar%20_AFS.pdf

http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/Usina-Solar-do-Mineirao.aspx

http://espn.uol.com.br/noticia/541012_mineirao-faz-50-anos-se-adaptando-a-padroes-sem-perder-a-tradicao

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/certificacao-leed-o-que-e-como-funciona-o-que-representa-construcao-sustentavel-675353.shtml

https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2015/12/usina-solar-mineirao-da-destaque-ao-estadio-nas-olimpiadas-2016/27698

https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2015/12/minas-gerais-se-fortalece-mercado-de-energia-solar-brasileiro/27735

http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/minas-gerais-poderia-exportar-energia-solar-1.299408

http://noticias.terra.com.br/ciencia/minas-tera-a-maior-planta-de-energia-solar-da-america-latina,b887515b0c2eef51db1a6364c71d6553t0azmdmn.html

http://www.deputadogilpereira.com.br/pirapora-comemora-usina-geradora-de-energia-solar-fotovoltaica/

http://www.csembrasil.com.br

http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-energia-fotovoltaica-investimentos.aspx

Fonte da Imagem:
http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/138952/Mineirão-é-o-1º-estádio-da-Copa-com-energia-solar.htm

 

Compartilhe: